Adaptado de http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html
Contribuição de Sinara Duarte
As novas formas de comunicação trouxeram novas formas de interação e com elas a necessidade de regras de etiqueta ao meio digital:
1. Não GRITE, fale!
Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar!
NUNCA ESCREVA ASSIM! Use maiusculas, apenas o necessário (titulo, destaque). Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis somente em títulos e ênfases ou avisos urgentes.
2. Utilize os emoticons com moderação
Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal, e denotam emoções. É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente bravo ou feliz, ou se está sendo irônico, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys. Comece a usá-los aos poucos e, com o passar do tempo, estarão integrados naturalmente a suas conversas on-line. Todavia, cuidado para que sua conversa não se torne imcompreensível, nem todo mundo compreende o internetês.
Ex: 😦 (triste), kkkk (gargalhada), 😮 (surpreso), xP XP (deboche), =* (beijo) 😉 ;] (piscando), etc
Mais dicas de emoticons encontram-se em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Emoticon
3.O envio de mensagens
Seja claro, breve e objetivo A maioria das pessoas na Internet vai conhecê-lo(a) somente através do que e de como você escrever. Portanto, evite erros gramaticais e certifique-se de que o conteúdo é de fácil leitura e compreensão para o seu público alvo. Nunca use dez palavras para expressar o que pode ser dito em cinco. Lembre-se de que quanto maior for sua mensagem menos pessoas a lerão. Quando fizer menção a uma outra mensagem faça um breve resumo para reavivar na memória do leitor a mensagem original. Para tanto, inclua na sua mensagem as partes essenciais da mensagem reverenciada. Não é preciso incluir a mensagem toda! Ao enviar mensagens para listas ou news esteja certo de que você leu toda a discussão antes de responder, pois pode ser que alguém já tenha dito o que você pretende dizer. Não repita informações!
4.Qual é o assunto?
Quando for escrever um email, o Assunto ou Subject deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail. Imagine uma pessoa que abre sua caixa de e-mail (mailbox), e encontra todo dia uma média de 60 mensagens. Quais ela lerá primeiro? Certamente, aquelas cujo assunto seja de maior interesse (as outras serão lidas mais tarde, ou apagadas!). A linha de assunto deve ser relacionada ao assunto tratado na mensagem. Quando for inevitável uma mensagem mais longa, avise na linha de assunto. Por exemplo:
Subject: Avaliação de História (msg longa!)
Evite utilizar os termos urgente sem necessidade, ou se utiliza listas de discussão, envie somente mensagens relacionadas ao tema da lista, propagandas e afins devem ter no assunto o termo off-topic (fora do tópico). Lembre-se de respeitar as regras do grupo que participa. Qualquer duvida, procure o moderador diretamente (em particular).
5.Assinatura no email
É possível criar o que se chama “assinatura” para suas mensagens de correio eletrônico. As assinaturas são arquivos pequenos, contendo alguma informação sobre você: nome , empresa, cargo, referências de trabalhos on-line, frases. Não exagere! Essa assinatura deve se restringir a no máximo 4 (quatro) linhas. Obs: Evite colocar dados pessoais, como telefone e endereço, pois pode cair em mãos erradas.
6. Em grupos e listas de discussão
Nas deliberações de algumas assembléias, as manifestações acontecem apenas quando se tem alguma coisa a acrescentar, ou algum ponto em desacordo com o que está em votação. Assim é nas listas e newsgroups: não envie mensagens que dizem apenas “Envie esse programa pra mim também!”, “Estou de acordo!”, “Muito bem!”. Participe somente quando tiver alguma contribuição para o desenvolvimento da conversa. Conforme o caso, um e-mail pessoal (em PVT) é mais apropriado.
Cite sempre a mensagem respondida, indicando “quem” disse “o quê”. Dezenas de mensagens podem ter chegado entre a mensagem original e sua resposta e, em alguns casos, sua resposta pode chegar antes da pergunta.
Ao responder mensagens respondidas, as citações ficam com camadas de “>>” em cada linha. Se sua resposta já está incluindo uma terceira ou quarta camada de “>>“, temos uma cascata: é hora de cortar as citações, ou pelo menos apagar alguns “>” que estejam a mais.
Preste atenção para usar sempre o comando de resposta (reply) quando for responder a uma mensagem, e o comando de encaminhamento (forward) quando estiver somente passando adiante um e-mail. Isso evita confusões e mensagens em cascata.
7. Replicação de mensagens
Não envie a mesma mensagem para diversos newsgroups e listas. Muitas pessoas recebem mensagens por mais de uma lista, e participam de mais de um fórum — conseqüentemente, receberão mais de uma cópia de seu e-mail. Se realmente precisar fazer uma postagem múltipla de uma mesma mensagem, peça desculpas pelo possível recebimento de cópias duplicadas.
8. Spam (evite repassar mensagens)
Fazer spam é enviar mensagens por e-mail para dezenas de pessoas, listas ou newsgroups, não importando o assunto da lista, ou o interesse das pessoas destinatárias das mensagens.
A prática de “spamming” não é um mero fator de aborrecimento para os internautas, pois chega a ser prejudicial: ao espalhar mensagens em diversos pontos de distribuição, muitas pessoas de uma mesma rede podem receber várias cópias, causando a sobrecarga das caixas de e-mail, entre outros transtornos.
Ao receber mensagens com alertas sobre vírus, correntes de qualquer tipo, histórias estranhas, não passe adiante. Comente com amigos que já tenham mais experiência, com o suporte de seu provedor, ou responsáveis pelo equipamento utilizado. Portanto, ao receber noticias do tipo “O 13º acabou” ou urgente: criança desaparecida, investigue se de fato, esta noticia é verdadeira. Um site com coletâneas de lendas da internet é o
http://www.quatrocantos.com/LENDAS/
Outro detalhe, evite enviar aqueles abaixo-assinados pela internet que não tem valor legal, ademais, seus dados pessoais podem parar em novas listas (de abaixo assinados sem sua autorização.)
Se um parente seu desapareceu encaminhe para o site oficial do governo de pessoas desaparecidas, ligadas a Presidência da República no seguinte link:
http://www.desaparecidos.mj.gov.br/Desaparecidos/
9. Respeite os direitos autorais
Cuidado ao enviar artigos, letras de músicas, resenhas de livros ou qualquer outra coisa que seja sujeita a copyright. Evite, dentro do possível, incluir esses tipos de documentos em sua correspondência. Se você está usando argumentos para ajudá-lo em sua teoria, diga de onde eles provêm. Não utilize idéias alheias como sendo suas.
10.Por fim evite brigas e polêmicas
Nunca escreva um e-mail quando estiver irritado ou com raiva. Lembre-se: uma agressão por escrito é muito mais forte e duradoura do que uma agressão verbal.(se usar palavrões e a pessoa se sentir ofendida, cabe processo judicial). Portanto, não utilize as listas de discussão para polêmicas inúteis, pois nada acrescentam, inclusive porque a maioria de usuários inscritos não se interessa por este tipo de discussão e, simplesmente, deleta as mensagens ou cria filtros para mensagens de certos usuários.
Objetivando manter um debate de qualidade e evitar problemas nunca responda mensagens agressivas ou polêmicas. Alerte o moderador da comunidade para que ele tome providências. Você evitará um conflito direto e não tornará o ambiente desagradável.
11. Leia o FAQ!!!(seção de dúvidas).
Muitos newsgroups e listas mantêm arquivos chamados FAQs (Frequently Asked Questions). Se sua lista ou grupo de news não tiver um FAQ (seção de dúvidas), é uma boa idéia organizar um. Nesses arquivos, pode-se encontrar diversas perguntas já respondidas sobre as normas de participação da lista ou news, bem como assuntos relacionados aos tópicos principais de discussão.
Até mais!
Complemento do item 3: “Internetês” também deve ser evitado, já que uma conversa repleta de gírias é muito chata de se ouvir, essa maneira – digamos – diferente, de se escrever é ofensiva principalmente à lingua portuguesa e pode ser restringida aos programas de mensagens instantaneas, já que a pessoa conhece a outra com a qual está interagindo e sabe o tipo de linguagem a ser utilizada…
Achei muito legal a matéria , servi para orientar muitas pessoas que não tem nenhuma Etiqueta virtual , abraços Ivone
Legal mesmo!Gostei muito do assunto.